terça-feira, 10 de maio de 2011

DESFILE 21 DE ABRIL - 2011

TEMA: CARNAVAL HOMENAGEM "GHIQUINHA CONZAGA"


"Oh abre alas que eu quero passar, eu sou da lira não posso negar,


rosas de ouro é quem vai ganhar"


Eis aí os acordes da primeira marcha carnavalesca, composta nos idos de 1.889 por Francisca Edwirges Neves Gonzaga - conhecida como CHIQUINHA GONZAGA.


Foi a primeira chorona ou seja a primeira pianista de choro, além de ter sido a primeira mulher regene de uma orquestra no Brasil. Seu pai era General do Exército Imperial Brasileiro José Basileu Gonzaga, e sua mãe Rosa Maria Neves de Lima, mulata muito bonita e humilde. Seu padrinho era Luis Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias.



Chiquinha Gonzaga, mestrina, compôs músicas para 77 (setenta e sete) peças teatrais e autora de cerca de 2.000 (duas mil) composições variadas, tais como: valsas, polcas, tangos, lundus, maxixes, fados, quadrilhas, mazurcas, choros e serenatas, nasceu em outubro de 1.847 e faleceu em fevereiro de 1.935, foi grande compositora, pianista e regente brasileira. Chiquinha Gonzaga foi retratada como personagem no cinema e TV (minissérie da TV Globo que levou seu nome em 1.999). No cinema foi retratada no filme "Brasília 18%" em 2.006, e o Xango de Baker Street. Foi homenageada no carnaval carioca de 1.985, com o enredo de sua primeira composição "Oh abre alas", pela Escola de Samba da Mangueira. Em 1.997 foi novamente homenageada pela Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, com o enredo "Eu sou da lira, não posso negar".


RESUMINDO: Chiquinha Gonzaga, foi uma grande personagem, avançada que vivia na frente do seu tempo. Seu maior sucesso no teatro foi a opereta FORROBODÓ, que chegou a 1.500 (mil e quinhentas) apresentações seguidas após sua estréia. Até hoje foi o maior desempenho de uma peça deste gênero no Brasil. Morreu ao lado de João Batista Lage, seu grande amigo, parceiro, fiel companheiro e seu grande amor, em 1.935 quando começava o carnaval.


"OH ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR, EU SOU DA LIRA NÃO POSSO NEGAR, ROSAS DE OURO É QUEM VAI GANHAR".













Diretora Sra. Lúcia e a equipe de professores da Escola "Henrique Ernesto Paro", responsável pela organização desta linda produção em homenagem a Chiquinha Gonzaga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM VINDOS!

BEM VINDOS!

BEM VINDOS !

BEM VINDOS !