segunda-feira, 13 de abril de 2015

AT5.PV-Produção Textual: objetivos e metas


OBJETIVOS E METAS

Em reunião do Conselho Escolar, comunidade, corpo docente e funcionários para discussão da escolha do Projeto de Intervenção tendo como opções: Construção do PPP; Reelaboração do PPP; Planejamento, execução e avaliação de ações voltadas à solução de uma problemática considerada relevante pela comunidade escolar.
            Após a reflexão sobre a importância da elaboração e construção de um documento, definiu pela escolha do Projeto Político Pedagógico, pois a escola não possui este documento contendo o planejamento, a organização e a execução das atividades pedagógicas, de acordo com a realidade concreta de nossa escola.
Visando elevar sistematicamente a qualidade de ensino oferecido aos educandos; formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres; promovendo a integração escola-comunidade, proporcionar um ambiente favorável ao estudo e ao ensino; estimular em seus alunos a participação, bem como a atuação solidária junto à comunidade desigual por motivo de convicção filosófica, política ou religiosa, bem como quaisquer preconceitos de classe ou cor.
            Esse projeto tem como finalidade definir as intenções da escola, para que esta realize um trabalho coletivo de qualidade, constituindo um compromisso para alcançar as metas estabelecidas após as discussões e sempre que necessário podendo ser modificado anualmente de acordo com a necessidade da nossa clientela.
Em discussão com a comunidade escolar, os pais, professores e funcionários, foram expostos os objetivos, metas e ações para o bom funcionamento das atividades propostas para o ano letivo.
Eu iniciei essa reunião com um bate papo, para poder deixar todos a vontade e expressar de forma igual, sem receio. Para não deixá-los constrangidos ou intimidá-los, sugeri que não era obrigatório identificar com assinaturas.

*      Objetivos da escola
- Criar condições para que os alunos avancem em seu processo de aprendizagem;
- Valorizar o desenvolvimento do aluno, permitindo que expresse seus sentimentos e emoções, participação em equipe e direitos e deveres com amor e respeito pela escola;
- Conscientizar a importância do combate a qualquer tipo de discriminação;
- Promover o entrosamento dos pais com a escola através das reuniões de Pais e Mestres e reuniões das instituições auxiliares da escola.

*      Metas da escola
- Os alunos alcancem resultados cada vez mais satisfatórios no seu processo de aprendizagem;
- Os alunos leiam mais, escrevam apresentando maior coerência e consigam se comunicar com clareza;
- Compreendam os conhecimentos matemáticos para entender a realidade;
- O aluno é capaz de perceber a importância da escola em sua vida, no processo contínuo de aprendizagem e integração sócio-cultural;
- Os alunos apresentem maior respeito por si e pelos outros, tendo comportamento adequado no ambiente escolar e comunidade;
- Os pais ou responsáveis participem da vida escolar de seus filhos, realizando um trabalho de parceria, vivenciando as conquistas e buscando soluções para os problemas e dificuldades encontradas;
- Bons resultados no processo de ensino e aprendizagem observados pela equipe escolar
possam ser confirmados através das avaliações externas como Prova Brasil, Provinha Brasil e SARESP e avaliações internas;
- A escola conseguir melhorar as condições de integração social e individualidade dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais.
            Promover uma educação de qualidade, baseada nos princípios da gestão democrática e da participação coletiva. Desenvolver projetos que promovam a interação escola-comunidade, de forma a ampliar os espaços de participação, de democratização das relações, de acesso ao saber e de melhoria no processo ensino-aprendizagem.

Umas das estratégias para consecução das metas e ações são:
- Diagnosticar e registrar os processos do aluno e suas dificuldades;
- Possibilitar que o aluno junto com o professor auto avalie sua aprendizagem;
- Orientar o aluno quanto aos esforços necessários para superar as dificuldades;
- Fundamentar as decisões do Conselho de Ano e de Ciclo quanto à necessidade de procedimentos de recuperação da aprendizagem, e de classificação de alunos;
- Orientar as atividades de planejamento e replanejamento dos conteúdos curriculares.
      
      Começamos um bate papo após explicar os objetivos e metas da escola, foi muito proveitoso, os pais demonstraram estar a vontade, trocando idéias, opiniões e sugestões sobre o cotidiano da escola. Com isso, surgindo ideias cabíveis para podermos por em prática ou solucionar as sugestões.
Dentre uma das sugestões citadas pelos pais, foi oferecer mais um projeto além do Kung Fu. E o que já acontece na nossa escola são os jogos de futebol no período noturno na quadra, disponibilizada para a comunidade escolar, dentre eles vários pais.
E para divulgar as atividades que acontece dentro da nossa escola, utilizamos o blog para que os pais, comunidade escolar, professores e funcionários fiquem cientes dos trabalhos desenvolvidos e possam participar e ajudar para que a educação seja cada vez mais compartilhada e produtiva para todos.
Cada problema que surge na escola, sempre comunicamos os pais para que possam entender de onde devemos iniciar a solução, pois a aproximação com a comunidade escolar só tem a acrescentar e priorizar o que pode causar maiores conflitos.
Na reunião passada, em um bate papo com comunidade, conselho escolar, professores e gestora, chegamos em comum acordo que o maior problema no ambiente escolar é o Reforço Escolar, com matérias de português e matemática, portanto vamos solucionar esse problema para que nossos alunos, pais e professores tenham um bom desenvolvimento de aprendizagem.
Objetivo geral é garantir aprendizagens básicas sobre língua e linguagem para que os alunos avancem em seus estudos nas classes regulares a que pertencem.
Objetivos específicos:
Ensino: oferecer ao aluno condições favorecedoras para que resgatem, reforcem e avancem em suas competências e habilidades.
Aprendizagens: as crianças resgatarão conceitos não assimilados para que conquistem avanços na aprendizagem, reforçando conteúdos mínimos para sua inclusão no nível da classe a que pertencem, bem como desenvolverão novas competências e habilidades e terão capacidade de usá-las adequadamente, isoladas ou complementarmente na resolução de seus problemas.
Metas
- Os alunos alcancem resultados cada vez mais satisfatórios no seu processo de aprendizagem;
- Os alunos leiam e escrevam mais;
- Os alunos compreendam os conhecimentos de matemática e português;

 




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.cfge.ufscar.br/file.php/354/EG_2014/OT/Materiais_Didaticos/Texto_sobre_Blogs_escolares.pdf

http://www.cfge.ufscar.br/file.php/354/EG_2014/PV/guia_de_estudos_PV.pdf


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.cfge.ufscar.br/file.php/354/EG_2014/OT/Materiais_Didaticos/Texto_sobre_Blogs_escolares.pdf

http://www.cfge.ufscar.br/file.php/354/EG_2014/PV/guia_de_estudos_PV.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM VINDOS!

BEM VINDOS!

BEM VINDOS !

BEM VINDOS !