segunda-feira, 16 de março de 2015

AT4.PV-Produção Textual: prioridades da escola

PRIORIDADES DA ESCOLA

Em reunião do Conselho Escolar, comunidade, corpo docente e funcionários para discussão da escolha do Projeto de Intervenção tendo como opções: Construção do PPP; Reelaboração do PPP; Planejamento, execução e avaliação de ações voltadas à solução de uma problemática considerada relevante pela comunidade escolar.
            Após a reflexão sobre a importância da elaboração e construção de um documento, definiu pela escolha do Projeto Político Pedagógico, pois a escola não possui este documento contendo o planejamento, a organização e a execução das atividades pedagógicas, de acordo com a realidade concreta de nossa escola, visando elevar sistematicamente a qualidade de ensino oferecido aos educandos; formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres; promovendo a integração escola – comunidade, proporcionar um ambiente favorável ao estudo e ao ensino; estimular em seus alunos a participação, bem como a atuação solidária junto à comunidade desigual por motivo de convicção filosófica, política ou religiosa, bem como quaisquer preconceitos de classe ou cor.
            Esse projeto tem como finalidade definir as intenções da escola, para que esta realize um trabalho coletivo de qualidade, constituindo um compromisso para alcançar as metas estabelecidas após as discussões. Sempre que necessário podendo ser modificado anualmente de acordo com a necessidade da nossa clientela.
Em discussão com os pais, professores e funcionários foi exposto os objetivos, metas e ações para o bom funcionamento das atividades propostas para o ano letivo e com isso todos ficam cientes do papel que a escola precisa desenvolver.
  • Objetivos da escola
- Criar condições para que os alunos avancem em seu processo de aprendizagem; - Valorizar o desenvolvimento do aluno, permitindo que expresse seus sentimentos e emoções, participação em equipe e direitos e deveres com amor e respeito pela escola; - Conscientizar a importância do combate a qualquer tipo de discriminação; - Promover o entrosamento dos pais com a escola através das reuniões de Pais e Mestres e reuniões das instituições auxiliares da escola.
  • Metas da escola
- Os alunos alcancem resultados cada vez mais satisfatórios no seu processo de aprendizagem; - Os alunos leiam mais, escrevam apresentando maior coerência e consigam se comunicar com clareza; - Compreendam os conhecimentos matemáticos para entender a realidade; - O aluno é capaz de perceber a importância da escola em sua vida, no processo contínuo de aprendizagem e integração sócio-cultural; - Os alunos apresentem maior respeito por si e pelos outros, tendo comportamento adequado no ambiente escolar e comunidade; - Os pais ou responsáveis participem da vida escolar de seus filhos, realizando um trabalho de parceria, vivenciando as conquistas e buscando soluções para os problemas e dificuldades encontradas; - Bons resultados no processo de ensino e aprendizagem observados pela equipe escolar; - Possam ser confirmados através das avaliações externas como Prova Brasil, Provinha Brasil e SARESP e avaliações internas; - A escola conseguir melhorar as condições de integração social e individualidade dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais.
  • Ações da escola
- Oferecer no contra turno, aqueles que necessitam de maior ajuda no Projeto de Reforço Escolar e encaminhamento para classe de AEE; - Encaminhar quando necessário os alunos para atendimento fonoaudiólogo e psicológico; - Utilizar o material do Programa Ler e Escrever; - Escolha dos livros didáticos (PNLD) entre os professores da Rede Municipal; - Oferecer diálogo permanente de avaliação do processo ensino e aprendizagem em Reuniões de Conselho de Classe, Conselho de Escola, HTPC da escola e da Rede; - Participar e analisar os resultados das avaliações externas; - Participar e desenvolver atitudes de formação continuada aos professores, seja através de cursos, palestras, oficinas, HTPC, etc.
Para explicar todas as funções fizemos a reunião numa das salas na Unidade Escolar no dia 02/03/2015, com os membros do conselho de escola, professores e alguns membros da comunidade participaram.
A reunião deu início às 18h00, com um breve lanche e começamos um bate papo com os presentes, foi muito proveitoso, os pais demonstraram estar a vontade, trocando ideias, opiniões e sugestões sobre o cotidiano da escola.
Na conversa com os presentes divulguei que o Ministério da Educação está realizando uma consulta pública para tomar conhecimento da opinião da população brasileira sobre a função do diretor de escola. O objetivo é criar, a partir desta consulta, programas que valorizem os diretores escolares dos níveis Federal, Estadual e Municipal.
Expliquei o meu papel como gestor da escola, para que os pais e comunidade escolar ficassem cientes do que posso realizar no meu ambiente de trabalho, que são vários, como: parte administrativa, financeira e pedagógica.
Além da escola de hoje estar de cara nova, pois dá liberdade aos pais ajudar no desenvolvimento para o bom funcionamento da escola, tornando uma escola democrática.
Os projetos têm como objetivo, possibilitar o desenvolvimento da proposta pedagógica da escola, visando melhores resultados nos objetivos estabelecidos e os desafios que a comunidade considera mais relevantes, tendo em vista a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem na escola, são:
Recuperação escolar, justificando que os alunos com dificuldade de aprendizagem possam ter um ambiente para a aquisição do conhecimento da escrita e leitura.
Aprendendo a conviver com as diferenças, justificando que vivemos em um país democrático, mas que convive com comportamentos discriminatórios de diferentes naturezas. Há preconceitos com relação à cultura, religião, etnia, menor e maior idade, portadores de necessidades especiais, etc., e que precisam ser tratados com respeito e equidade.
Combate a dengue, justificando pela conscientização dos alunos e comunidade em geral e prevenção e combate da doença.
Dragão Branco de Kung Fu, justificando possibilitar o acesso e a permanência dos alunos na prática de atividade física específica de artes marciais, em horário extraescolar, de forma a promover o desenvolvimento integral dos mesmos e contribuir para o processo de formação de cidadania e melhoria da qualidade de vida.
Dentista na Escola, justificando em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a Escola participa de um programa de prevenção e tratamento odontológico.
Meio Ambiente, aprendendo com a Natureza, justificando a necessidade de garantir momentos de discussão e programação de atividades de educação       ambiental que visam conscientizar e desenvolver atitudes de respeito, valor e preservação do meio ambiente.
PROERD, justificando, através do conhecimento e conscientização, podemos orientar e educar os alunos com relação às drogas e aos males que seu uso acarreta.
Portanto, essas foram as prioridades que vamos utilizar no PI, e que todas estão relacionadas ao contexto escolar e na nossa clientela.
O problema que encontramos é na recuperação escolar, pois os alunos precisam ir no contra turno para avançar sua aprendizagem, e com isso um grande numero de ausências na aulas de reforço.
Sobre essa reunião com o Conselho fiquei satisfeita em saber que os pais e docentes poderão exercer a democracia e expor seus pensamentos de acordo com sua realidade.
Em anexo, foto do nosso encontro e do mural.






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