sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

AT1 - OT - O papel da inclusão digital na gestão escolar



O PAPEL DA INCLUSÃO DIGITAL NA GESTÃO ESCOLAR

Esse mundo virtual iniciou-se na época das guerras onde buscavam esconder todas suas informações, e assim não precisando falar para soldados que poderiam morrer até chegar ao destino ou também não entregar a informação correta. Assim a precisão de se ter algo mais confiável e rápido também.
A internet foi o meio de comunicação que mais rapidamente evoluiu nos últimos tempos comparando com televisão, rádio dentre outros.  E com essa constante evolução vem as novidades e necessidades de inovar e recriar sempre, com elas as versões, aplicativos, os termos, os softwares, os layouts, os programas e assim por diante, para que os usuários não cansem e não parem no tempo, pois a velocidade é megabytes.
A relação entre a inclusão digital e o trabalho de gestão e diálogo com a comunidade escolar é a comunicação constante para informar, aprender e socializar nesse ambiente virtual e também real.
De acordo com Warschauer (2006, p. 21), “para proporcionar o acesso significativo as novas tecnologias, o conteúdo, a língua, o letramento, a educação e as estruturas comunitárias e institucionais devem todos ser levados em consideração”.
A inclusão digital hoje é uma necessidade para os que buscam informações rápidas e coerentes. Esse mundo de tecnologia ajuda as pessoas a orientar e até se expressar de uma forma que não seria tão fácil ao vivo e a cores.
Para Palacios (2005), e outros que entendem ser a alfabetização um pré-requisito para o uso das TIC, nos leva a refletir sobre a necessidade, ou não, de se estar alfabetizado para interagir nos ambientes digitais. Evidentemente, quanto mais inserido nas dinâmicas contemporâneas, dentre elas os processos educativos, com mais rapidez os sujeitos se familiarizam e compreendem os processos digitais.
No entanto, com a convergência de mídias, é possível que uma pessoa semialfabetizada possa produzir, interagir, desencadear dinâmicas de produção de conteúdos nas mais diversas linguagens, inclusive potencializando seus processos de alfabetização, em todas essas linguagens.
           O meu trabalho como gestora é verificar como os meus alunos estão se desenvolvendo no ambiente escolar e familiar também, pois o envolvimento com a comunidade escolar é primordial.
Para que os pais possam acompanhar o desenvolvimento de seus filhos na escola, através dos recursos tecnológicos, podem usar o computador para ver os trabalhos que são realizados dentro e fora da escola que são divulgadas no blog da escola desde o ano de 2009. Com o endereço eletrônico  http://escolahenriqueernesto.blogspot.com.br/.
Os alunos possuindo um conhecimento sobre os meios que devem utilizar para usufruir dos meios de comunicação conseguem auxiliar seus pais ao conectar nas redes, e para Castells, 2005, um excluído digital tem três grandes formas de ser excluído. Primeiro, não tem acesso à rede de computadores. Segundo, tem acesso ao sistema de comunicação, mas com uma capacidade técnica muito baixa. Terceiro, é estar conectado à rede e não saber qual o acesso usar, qual a informação buscar, como combinar uma informação com outra e como a utilizar para a vida. Esta é a mais grave porque amplia, aprofunda a exclusão mais séria de toda a História; é a exclusão da educação e da cultura porque o mundo digital se incrementa extraordinariamente.
E para que isso não ocorra na nossa rede de ensino existe uma sala de informática onde todos os alunos frequentam, com auxílio de uma professora da área, uma vez na semana.
As aulas são ministradas com intuito de incluir todos digitalmente e também fazer uma ponte entre sala de aula e a sala de informática, deixando assim as aulas mais dinâmicas e com recursos diferentes. Podendo eles usufruir dessas aulas em casa, pois os sites são expostos para os alunos.
A comunidade escolar pode acessar e visualizar todas as atividades realizadas no ano letivo e acompanhar o desenvolvimento de seus filhos. O blog é divulgado nas aulas de informática, pedindo para que os alunos acessem na escola e também em casa.
 A inclusão digital também inclui saber manusear a máquina fotográfica que a escola disponibiliza para os professores registrarem os momentos na hora da realização das atividades. Repassando as fotos para o computador e selecionando alguma para postar no blog e também na elaboração de relatórios e projetos.
No contexto atual é de suma importância o conhecimento dos recursos tecnológicos para explorar o que a atualidade cobra com o avanço das redes para cativar e manter a atenção dos alunos para uma aprendizagem diferenciada e interessante.
Observo o trabalho das professoras da escola em que sou gestora, percebo a união e a pró-atividade de todas são para ter como exemplo. A diferença de idade entre as professoras é bem significativa e quando é necessária a utilização dos recursos tecnológicos em suas aulas e também nos eventos realizados na escola, cada uma se prontifica em ajudar naquilo que é mais fácil e entende, dentro dos seus conhecimentos.
Portanto, isso faz com que nesse compartilhamento de atitudes cada uma aprenda e ensine seus conhecimentos com os recursos tecnológicos. Procuro também sempre incentivar o uso dos recursos tecnológicos para que as resistências à tecnologia sejam diminuídas ou tendo até mesmo seu fim.
           
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BONILLA, Maria Helena Silveira. Escola aprendente: para além da Sociedade da Informação. Rio de Janeiro: Quartet Editora, 2005.
CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet. Reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
WARSCHAUER, M. Tecnologia e inclusão digital: a exclusão digital em debate. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2006.


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