sexta-feira, 26 de junho de 2015

AT7.PV-Segunda seção do TCC



SEGUNDA SEÇÃO DO TCC

A Comunidade Escolar junto com o Conselho Escolar e Gestora fizeram reflexões e discussões construtivas para elaboração desse trabalho.
Para participar dessas decisões são convidados Conselho Escolar, professores, pais de alunos, sob a coordenação da Gestora da Escola.
Todas as reuniões são agendadas no início do ano letivo, com a elaboração do calendário escolar anual que é autorizado e homologado pela Diretoria de Ensino de Barretos. Além disso, ocorrem reuniões na rede e também em cada escola, juntamente com a coordenadora de ensino e suas subordinadas.
As reuniões com o Conselho Escolar são bimestrais com pais e mestres quando são expostas as dificuldades e problemas encontrados no período. A maior dificuldade de frequência contínua desses membros são as responsabilidades profissionais.
Nessas reuniões são realizadas palestras em geral, filmes educativos focando os pais como primordiais para a evolução e melhoria da escola e de seus filhos.
As resistências sempre existem internamente e externamente, mas com o diálogo e explicando o porquê de tal decisão fica mais claro e objetivo para o resistente entender que ali estão todos juntos para um único objetivo, a melhoria do ensino e aprendizagem.
Os problemas que surgem durante o dia a dia de nossa escola, são seguidos numa hierarquia, obedecendo sempre à pirâmide para resolver qualquer eventualidade, optando pela melhor solução. Em casos atípicos é feita uma reunião de emergência para consultar a comunidade visando decisão final.
As decisões com todos os membros que fazem parte da escola são de extrema importância para os pais e parentes, pois eles sentem-se gratificados e importantes em poder tomar e ajudar a decidir o futuro melhor para seus filhos. E em cada fim de reunião sempre ocorre os feedbacks dos pais perante funcionários, professores e gestora, sempre positivos, pois todos foram ouvidos e um consenso foi firmado para aquela solução tomada.
             Sobre o assunto de autonomia os textos trazem como esclarecimentos que consistem na transferência de competências, por meio de decretos, da administração central e regional para as unidades. A autonomia construída é a elaboração coletiva e democrática de projetos, na escola, que atendam aos anseios da comunidade a que pertence.
Apresenta também à autonomia administrativa, jurídica, financeiras e pedagógica sendo elas sempre ligadas uma a outra para o bom funcionamento da escola.
Após leitura do texto de AFONSO, com a reforma do Estado e Políticas Educacionais: entre a crise do estado - nação e a emergência da regulação supranacional.
Fica clara a abordagem na sociologia das políticas educacionais, que querem mostrar seus estudos. Retratando a ambiguidade e as contradições na Política Educacional Brasileira que está claramente vista.
Dois momentos juntam essa problemática, uma analisa o objetivo dos determinantes da política pública e outra é a analise de antecipação das condições de possibilidade das mudanças e das estratégias prováveis de implementação de uma política de transformação, mas tendo como foco a primeira.
As Políticas Educacionais até pouco tempo tinham autonomia de decisão no Estado, mas com as transformações estão diminuindo, mas jamais poderá perder o controle de suas funções.
Essa falta de autonomia pode ser considerada pelo fato do Estado estar em transformação na globalização cultural e de transnacionalização do capitalismo.
Nesse contexto capitalista pode excluir e incluir muitos, em relação à cidadania. É necessário ficar atento a quaisquer, mudanças sociais e políticas, pois isso poderá afetar diretamente o contexto do Estado.
Exercer os direitos corretos como cidadãos do Estado que nos pertence para poder usufruir melhor as maneiras e possibilidades de frutos positivos. 
O Estado e a Educação precisa de uma reforma sim, mas sem perder sua essência e autonomia. Essas cobranças vêm de frente com a globalização onde pega como base outros países e ficam mais atentos às verdades aparecendo e cobrando soluções imediatas e melhorias cabíveis para poder continuar com o desenvolvimento ético para aquela sociedade.
  Portanto, para se fazer um reforma política é obrigatório um estudo da sua nação, das tradições culturais baseadas na população ali existente. Não tem lógica copiar um projeto de outro país, para aplicar aqui no Brasil, sendo necessárias adaptações coerentes com a nossa realidade sócio cultural.
A gestão democrática se encaixa nos dias de hoje, pois é necessário ajuda de todos os membros envolvidos na escola para sua evolução.
A democracia vem desde os movimentos civis do país e do mundo. Os princípios e bases da gestão escolar vêm fortalecendo com a evolução educacional. A educação é a transmissão de conhecimentos, desde a época da ditadura até os dias de hoje, sendo cada uma com suas diferenças, mas com uma única finalidade educacional.
A educação é a apropriação cultural e não existe por si só, onde precisam do conhecimento, valores, tecnologia, conduta, dentre outros.
A Gestão Democrática vem desde a creche até a graduação, e para fazer parte desses conjuntos inclui a formação dos conselhos, alunos, funcionários, professores e comunidade.
Melhorando a parceria da escola é importante que a comunidade veja a escola como sua, veja a escola voltada para a vida, tendo essas expectativas, mudança e inovação na inclusão da comunidade.
E para concretizar essa teoria sobre Gestão Democrática é retratado nos vídeos a prática, envolvendo os Estados brasileiros para observar que é possível mudar e progredir. Onde os especialistas de várias universidades dão dicas e incentivos para que seja exemplo para todos os gestores.
As características da boa Gestão Escolar incluem as melhorias da cidadania, prédios adequados, material e recursos suficientes, autonomia de gestão, formação especializada, responsabilidade sendo avaliação de pontos positivos e negativos. E também devemos promover o envolvimento dos pais com a escola, por que o emocional interfere na aprendizagem.
O papel político pedagógico da Gestora da unidade escolar facilita a articulação e incentivo para a participação de todos os membros da comunidade escolar, fazendo com que o processo de evolução seja constante.
O Plano de Gestão da Rede Municipal é elaborado a cada quatro anos, com participação da Secretária de Educação, Gestores das Escolas, Coordenadoras da Rede, Conselho de Escola e depois é homologado pela Diretoria de Ensino de Barretos. 
No Plano de Gestão da minha escola contém:
- Identificação da Escola; - Caracterização da clientela; - Recursos; - Objetivos, metas e ações da escola; - Regime Escolar; - Instituições auxiliares da escola; - Plano de curso; - Plano de trabalho dos núcleos; - Avaliação.
O compromisso é democratizar para que a diversidade colabore no desenvolvimento e nas oportunidades sócio educativas e a ética de todos envolvidos com isso diminuindo a desigualdade da sociedade escolar.
A gestão compartilhada entre escola-comunidade e professor-aluno ajuda no fortalecimento do processo educacional e desenvolvimento de uma Rede Municipal voltada diretamente para as necessidades e aprendizado.
O Plano de Gestão escolar envolve várias secretarias do nosso município, portanto, é necessário a dedicação de todos para que o desenvolvimento das unidades escolares aconteça com eficiência.
A Gestão Democrática que queremos ter precisa de um profissionalismo para que a integração seja realizada, os resultados da aprendizagem sejam claros e que a coletividade enriqueça nesse processo de ensino.
A contribuição do Planejamento da Gestão da minha escola é embasada de acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Plano Municipal de Educação. Existe um Plano Municipal de Educação que foi elaborado de acordo com as diretrizes e metas do PNE.
No Regimento do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, estão incluídos os instrumentos de Gestão Democrática configurados na participação dos profissionais da escola na elaboração da proposta pedagógica, participação dos diferentes segmentos da comunidade escolar nos processos consultivos e decisórios, através do Conselho de Escola e Associação de Pais e Mestres, autonomia na gestão pedagógica, administrativa e financeira, respeitando as diretrizes e normas vigentes, incluindo a transparência nos procedimentos pedagógicos, administrativos e financeiros com a garantia de responsabilidade e zelo na manutenção e otimização do uso, aplicação e distribuição adequada dos recursos públicos.
São medidas que devem pautar a Gestão Democrática e descentralizada e que correspondem às diretrizes do Plano Nacional da Educação.

A Escola Municipal rege de acordo com diretrizes e metas do PNE e PME, atuando em três importantes áreas, a proposta pedagógica, administrativa e financeira.
É preciso que autonomia decretada e autonomia construída sejam aplicadas juntas sem interferir no desenvolvimento educacional. E sempre deixar claro que autonomia não é soberania.
A autonomia da proposta pedagógica é constituída pela Secretária de Educação, Coordenadoras Pedagógicas, Gestoras e professores da Rede Municipal. Onde o Plano de Ensino e o Conselho de Ano são elaborados pelos professores que lecionam em classes do mesmo ano e o Conselho de Ciclo pelos professores dos respectivos ciclos (Ciclo I e II). Esse modelo acompanhado das medidas de apoio à aprendizagem deve garantir o sucesso do aluno no seu processo de escolarização.
Para que durante o ano transcorra de forma eficiente é realizado encontros dos docentes e Coordenadoras Pedagógicas para ajustar e aplicar sempre de acordo com as leis vigentes e utilizando os programas que amplia a oferta de livros didáticos e que estimula os professores a avaliar os livros ofertados.
A Gestão Pedagógica precisa ser desenvolvida e transformada e isso inclui cumprir o calendário escolar, avaliação do processo de ensino e aprendizagem, organização da escolaridade dos discentes, acompanharem o desenvolvimento dentro das salas de aula com grupos de estudos e pesquisa, cultura, lazer, saúde, qualidade de vida, meio ambiente, ética, cidadania, esporte e outros de interesse da comunidade, utilizar todos os recursos disponibilizados pela escola, checar a infraestrutura, buscar e acompanhar projetos para o ano letivo.
A administrativa onde é realizada a constituição dos Conselhos Escolares, organizações associativas de pais e de alunos e pela formulação, aprovação e implementação do PDE, do Regimento Escolar, do Plano de Gestão da Escola e Avaliação de Desempenho dos Servidores, nos termos da legislação vigente. Esses colegiados participam de programas e projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação e pela própria escola.
O fortalecimento do Conselho Escolar tem eleição anualmente. Algumas funções são atribuídas para o Conselho de Escola, sendo elas: - deliberar sobre diretrizes e metas da Unidade Escolar; - avaliar as prioridades para aplicação de recursos da escola; - avaliar procedimentos que atendam contra as normas de convivência da escola.
A parte financeira é de acordo com as verbas que o nosso município recebe F.N.D.E / MEC/ SE pelo PDDE, demais verbas é administrada pela Secretaria Municipal de Educação, onde sempre mantém programas para auxílios, como a bolsa escola.
A Gestão Escolar engloba também a gestão dos recursos humanos da nossa unidade escolar, professores, secretária, funcionários, organizar a jornada de trabalho, remoção de professores e funcionários, licenças, frequência dentre outros atributos.
A dinâmica de avaliação do processo de ensino-aprendizagem será realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática. Os alunos serão avaliados através de provas escritas, trabalhos, pesquisas e observação direta. Os resultados são bimestrais e expressos em nota.
A recuperação será adotada com os alunos que tenham aproveitamento insatisfatório, sendo realizada de forma contínua ao longo do período letivo e para esses alunos acontece projeto de recuperação no contra turno, visando atender as necessidades mais específicas de aprendizagem. Vindo de encontro com o Plano Nacional de Educação para o Ensino Fundamental é a regularização do fluxo escolar e a redução das taxas de repetência e evasão. E Colina já desenvolve programas para prevenir qualquer defasagem.
O acompanhamento dos estudantes é em conjunto com escola e pais dando condições de: aprender, merenda escolar, ambiente físico em conformidade, cuidados básicos, saúde, bem estar, material, carga horária e turnos definidos, incentivo a leitura e auxílios.
Todas as diretrizes e metas previstas no Plano Nacional da Educação e no Plano Municipal de Educação são bem sucedidas com o empenho de todos os membros envolvidos, não são metas fáceis, porém vem sendo dedicadas há anos.
Em reunião do Conselho Escolar, comunidade, corpo docente e funcionários para discussão da escolha do Projeto de Intervenção tendo como opções: Construção do PPP; Reelaboração do PPP; Planejamento, execução e avaliação de ações voltadas à solução de uma problemática considerada relevante pela comunidade escolar.
            Após a reflexão sobre a importância da elaboração e construção de um documento, definiu pela escolha do Projeto Político Pedagógico, pois a escola não possui este documento contendo o planejamento, a organização e a execução das atividades pedagógicas, de acordo com a realidade concreta de nossa escola, visando elevar sistematicamente a qualidade de ensino oferecido aos educandos; formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres; promovendo a integração escola-
comunidade, proporcionar um ambiente favorável ao estudo e ao ensino; estimular em seus alunos a participação, bem como a atuação solidária junto à comunidade desigual por motivo de convicção filosófica, política ou religiosa, bem como quaisquer preconceitos de classe ou cor.
             Esse projeto tem como finalidade definir as intenções da escola, para que esta realize um trabalho coletivo de qualidade, constituindo um compromisso para alcançar as metas estabelecidas após as discussões. Sempre que necessário podendo ser modificado anualmente de acordo com a necessidade da nossa clientela.
Em discussão com os pais, professores e funcionários foi exposto os objetivos, metas e ações para o bom funcionamento das atividades propostas para o ano letivo e com isso todos ficam cientes do papel que a escola precisa desenvolver.
·        Objetivos da escola
- Criar condições para que os alunos avancem em seu processo de aprendizagem; - Valorizar o desenvolvimento do aluno, permitindo que expresse seus sentimentos e emoções, participação em equipe e direitos e deveres com amor e respeito pela escola; - Conscientizar a importância do combate a qualquer tipo de discriminação; - Promover o entrosamento dos pais com a escola através das reuniões de Pais e Mestres e reuniões das instituições auxiliares da escola.
·        Metas da escola
- Os alunos alcancem resultados cada vez mais satisfatórios no seu processo de aprendizagem; - Os alunos leiam mais, escrevam apresentando maior coerência e consigam se comunicar com clareza; - Compreendam os conhecimentos matemáticos para entender a realidade; - O aluno é capaz de perceber a importância da escola em sua vida, no processo contínuo de aprendizagem e integração sócio-cultural; - Os alunos apresentem maior respeito por si e pelos outros, tendo comportamento adequado no ambiente escolar e comunidade; - Os pais ou responsáveis participem da vida escolar de seus filhos, realizando um trabalho de parceria, vivenciando as conquistas e buscando soluções para os problemas e dificuldades encontradas; - Bons resultados no processo de ensino e aprendizagem observados pela equipe escolar; - Possam ser confirmados através das avaliações externas como Prova Brasil, Provinha Brasil e SARESP e avaliações internas; - A escola conseguir melhorar as condições de integração social e individualidade dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais.
Para explicar todas as funções fizemos a reunião numa das salas na Unidade Escolar no dia 02/03/2015, com os membros do Conselho de Escola, professores e alguns membros da comunidade participaram.
Na conversa com os presentes divulguei que o Ministério da Educação está realizando uma consulta pública para tomar conhecimento da opinião da população brasileira sobre a função do diretor de escola. O objetivo é criar, a partir desta consulta, programas que valorizem os diretores escolares dos níveis Federal, Estadual e Municipal.
Expliquei o meu papel como gestor da escola, para que os pais e comunidade escolar ficassem cientes do que posso realizar no meu ambiente de trabalho, que são vários, como: parte administrativa, financeira e pedagógica.
Além da escola de hoje estar de cara nova, pois dá liberdade aos pais ajudar no desenvolvimento para o bom funcionamento da escola, tornando uma escola democrática.
Os projetos têm como objetivo, possibilitar o desenvolvimento da proposta pedagógica da escola, visando melhores resultados nos objetivos estabelecidos e os desafios que a comunidade considera mais relevantes, tendo em vista a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem na escola, são:
Recuperação escolar, justificando que os alunos com dificuldade de aprendizagem possam ter um ambiente para a aquisição do conhecimento da escrita e leitura.
Aprendendo a conviver com as diferenças, justificando que vivemos em um país democrático, mas que convive com comportamentos discriminatórios de diferentes naturezas. Há preconceitos com relação à cultura, religião, etnia, menor e maior idade, portadores de necessidades especiais, etc., e que precisam ser tratados com respeito e equidade.
Combate a dengue, justificando pela conscientização dos alunos e comunidade em geral e prevenção e combate da doença.
Dragão Branco de Kung Fu, justificando possibilitar o acesso e a permanência dos alunos na prática de atividade física específica de artes marciais, em horário extraescolar, de forma a promover o desenvolvimento integral dos mesmos e contribuir para o processo de formação de cidadania e melhoria da qualidade de vida.
Dentista na Escola, justificando em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a Escola participa de um programa de prevenção e tratamento odontológico.
Meio Ambiente, aprendendo com a Natureza, justificando a necessidade de garantir momentos de discussão e programação de atividades de educação ambiental que visam conscientizar e desenvolver atitudes de respeito, valor e preservação do meio ambiente.
PROERD, justificando, através do conhecimento e conscientização, podemos orientar e educar os alunos com relação às drogas e aos males que seu uso acarreta.
Portanto, essas foram às prioridades que vamos utilizar no PI, e que todas estão relacionadas ao contexto escolar e na nossa clientela.
O problema que encontramos é na recuperação escolar, pois os alunos precisam ir no contra turno para avançar sua aprendizagem, e com isso há um grande número de ausências nas aulas de reforço.
Sobre essa reunião com o Conselho fiquei satisfeita em saber que os pais e docentes poderão exercer a democracia e expor seus pensamentos de acordo com sua realidade.
Visando elevar sistematicamente a qualidade de ensino oferecido aos educandos; formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres; promovendo a integração escola-comunidade, proporcionar um ambiente favorável ao estudo e ao ensino; estimular em seus alunos a participação, bem como a atuação solidária junto à comunidade desigual por motivo de convicção filosófica, política ou religiosa, bem como quaisquer preconceitos de classe ou cor.
            Esse projeto tem como finalidade definir as intenções da escola, para que esta realize um trabalho coletivo de qualidade, constituindo um compromisso para alcançar as metas estabelecidas após as discussões e sempre que necessário podendo ser modificado anualmente de acordo com a necessidade da nossa clientela.
Em discussão com a comunidade escolar, os pais, professores e funcionários, foram expostos os objetivos, metas e ações para o bom funcionamento das atividades propostas para o ano letivo.
Objetivo geral é garantir aprendizagens básicas sobre língua e linguagem para que os alunos avancem em seus estudos nas classes regulares a que pertencem.
Objetivos específicos:
Ensino: oferecer ao aluno condições favorecedoras para que resgatem, reforcem e avancem em suas competências e habilidades.
Aprendizagens: as crianças resgatarão conceitos não assimilados para que conquistem avanços na aprendizagem, reforçando conteúdos mínimos para sua inclusão no nível da classe a que pertencem, bem como desenvolverão novas competências e habilidades e terão capacidade de usá-las adequadamente, isoladas ou complementarmente na resolução de seus problemas.
Metas
- Os alunos alcancem resultados cada vez mais satisfatórios no seu processo de aprendizagem;
- Os alunos leiam e escrevam mais;
- Os alunos compreendam os conhecimentos de matemática e português;

 



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.cfge.ufscar.br/file.php/354/EG_2014/OT/Materiais_Didaticos/Texto_sobre_Blogs_escolares.pdf
http://www.cfge.ufscar.br/file.php/354/EG_2014/PV/guia_de_estudos_PV.pdf
BONILLA, Maria Helena Silveira. Escola aprendente: para além da Sociedade da Informação. Rio de Janeiro: Quartet Editora, 2005.
CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet. Reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
WARSCHAUER, M. Tecnologia e inclusão digital: a exclusão digital em debate. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2006.
EDUCAÇÃO. Disponível em: http://www.educacao.salvador.ba.gov.br/documentos/gestor-escolar-orientacoes-basicas.pdf.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM VINDOS!

BEM VINDOS!

BEM VINDOS !

BEM VINDOS !