TERCEIRA
SEÇÃO DO TCC
Que
tarefa difícil e de grande responsabilidade, pois estamos nos reunindo para
definir um documento de grande importância para a Unidade Escolar.
No
decorrer do curso pude observar nas reuniões juntamente com o Conselho de
Escola, comunidade e professores o quanto foi problemático, pois eu focava os
assuntos a serem tratados e sentia um pouco os membros retraídos e com receio
de dar opiniões, troca de experiências e sugestões, mas fui indo com calma,
cautela e tentando deixá-los mais a vontade.
Justificando
o PPP: é a necessidade de elaborar um documento que norteia a escola, sobre o
planejamento e organização, garantindo momentos de discussão de modo flexível
entre a equipe escolar, podendo aprimorar a qualidade do ensino.
Discussões
durante as reuniões posicionando junto à comunidade escolar os objetivos, metas
e ações da escola.
Através
das Reuniões de Pais, de Conselho de Escola e da Associação de Pais e Mestres
envolver os pais para que trabalhem com a escola de forma conjunta, visando
sempre à aprendizagem do aluno e o desenvolvimento da comunidade como um todo.
Propondo
aos envolvidos e mostrando a importância dos mesmos na participação para a elaboração
do documento que é o norte da Escola, apesar da Escola ter: um Plano Anual de
Trabalho, Plano de Gestão que é elaborado de quatro em quatro anos e Plano
Nacional de Educação do Município embasado no Plano Nacional de Educação.
A
necessidade da construção do PPP por vir de encontro com a realidade e clientela
da nossa escola, é um documento contendo o planejamento, a organização e a
execução das atividades pedagógicas; visando elevar sistematicamente a
qualidade de ensino oferecido aos alunos, promovendo a integração
escola-comunidade, proporcionando um ambiente favorável ao estudo e ao ensino.
E
a cada reunião os envolvidos foram se soltando e querendo participar mais,
dando ideias, sugestões e troca de experiências comparando a escola de antigamente
com a escola de hoje que dá abertura apesar de termos a hierarquia, tornando uma
escola democrática sem autoritarismo mesmo seguinte leis e Regimento Escolar,
não deixando a parte burocrática de lado, houve muito envolvimento e sempre
visando e focando o aluno e o bom funcionamento da escola.
O
PPP foi escolhido após discussões entre os membros nas reuniões, deixou de
forma clara e objetiva que o mesmo deve ser claro e objetivo, podendo sanar as
dificuldades e problemas, mas flexível e adequado à situação da escola. Durante
o ano, ou seja, semestralmente reunirmos para ver se está dando tudo certo, se
precisamos mudar alguma coisa que não venha de encontro com a necessidade de
nossos alunos.
É
um instrumento eficaz para alcançar o ensino-aprendizagem com qualidade aos
nossos alunos. E estimular as atividades de capacitação de equipe pedagógica e
o fortalecimento do espaço de formação em serviço do corpo docente e
funcionários.
Quanto
a minha formação profissional, estou na ativa desde 1987 a 2000 em Escola
Estadual e em comum acordo com a Rede Municipal de Ensino. Em 1994 que efetivei
como professora. A partir de 2001, fui convidada para assumir o cargo de Diretora
de Escola. Aceitei, pois seria uma nova experiência em minha vida. Apesar de
ser um novo desafio, seria prazeroso estar dentro da profissão escolhida
vivenciando o dia a dia da escola, e vendo os benefícios acontecerem, onde
continuo atuante até hoje. Os anos se passaram e fui me adequando de acordo com
as mudanças, pois temos que inovar e reciclar perante os acontecimentos.
E
hoje me deparo recebendo o convite e fazendo parte do Curso de Especialização
em Gestão Escolar.
Foi
e está sendo de grande importância na minha bagagem profissional tanto na parte
teórica, com novos conceitos de mudanças necessárias para conseguir um bom
ambiente para os alunos e o curso veio ampliar e aperfeiçoar meus conhecimentos
na área que atuo, como na prática no cotidiano escolar.
Aspectos
positivos: mais discernimento, clareza e envolvimento querendo mudar a escola
no coletivo trabalhando junto, com o apoio de todos, tendo a participação mais
próxima da comunidade, funcionários, professores unidos para alcançar
resultados de qualidade, visando aproximar o ensino-aprendizagem de nossos
alunos. Tornando a Escola Democrática.
Aspectos
negativos: foi difícil mudar a escola de antigamente para a escola de hoje.
Encontrei resistência de algumas partes, pois toda mudança é difícil, mas
devagar fui conseguindo reverter essa situação. Muitos pais não conseguiam
entender o passo a passo que estávamos dando para conseguir chegar ao objetivo
traçado.
Com o desenvolvimento das tarefas
durante o curso de Gestão Escolar gradativamente, foi automático a compreensão,
cooperação, comprometimento de todos os envolvidos. Conselho Escolar, Equipe
Escolar e Comunidade nas decisões das prioridades e necessidades para o melhor
funcionamento da escola.
Todas
as etapas do Curso foram enriquecedoras em minha vida prática e profissional.
Nos fóruns de debates onde podemos vivenciar a realidade dos colegas de curso
trocando ideias, experiências e até mesmo dando sugestões e nos encontros
presencias onde o envolvimento da equipe foi muito bom; o convívio humano, as
trocas de opiniões e sugestões foram de um imenso valor. E não podia deixar de
ressaltar fora todo material teórico oferecido pelo curso, os colegas
cursistas, as nossas queridas professora Hilda e tutora Maria Irene, com todo
seu profissionalismo, dedicação e carinho que muito nos ajudaram a não
desistir, estimulando e incentivando a continuar, pois somos capazes de seguir
em frente. Já estamos chegando à reta final, já sinto saudades da convivência
com todos os envolvidos.
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