segunda-feira, 29 de junho de 2015

AT9.PV-Terceira seção do TCC



TERCEIRA SEÇÃO DO TCC
Que tarefa difícil e de grande responsabilidade, pois estamos nos reunindo para definir um documento de grande importância para a Unidade Escolar.
No decorrer do curso pude observar nas reuniões juntamente com o Conselho de Escola, comunidade e professores o quanto foi problemático, pois eu focava os assuntos a serem tratados e sentia um pouco os membros retraídos e com receio de dar opiniões, troca de experiências e sugestões, mas fui indo com calma, cautela e tentando deixá-los mais a vontade.
Justificando o PPP: é a necessidade de elaborar um documento que norteia a escola, sobre o planejamento e organização, garantindo momentos de discussão de modo flexível entre a equipe escolar, podendo aprimorar a qualidade do ensino.
Discussões durante as reuniões posicionando junto à comunidade escolar os objetivos, metas e ações da escola.
Através das Reuniões de Pais, de Conselho de Escola e da Associação de Pais e Mestres envolver os pais para que trabalhem com a escola de forma conjunta, visando sempre à aprendizagem do aluno e o desenvolvimento da comunidade como um todo.
Propondo aos envolvidos e mostrando a importância dos mesmos na participação para a elaboração do documento que é o norte da Escola, apesar da Escola ter: um Plano Anual de Trabalho, Plano de Gestão que é elaborado de quatro em quatro anos e Plano Nacional de Educação do Município embasado no Plano Nacional de Educação.
A necessidade da construção do PPP por vir de encontro com a realidade e clientela da nossa escola, é um documento contendo o planejamento, a organização e a execução das atividades pedagógicas; visando elevar sistematicamente a qualidade de ensino oferecido aos alunos, promovendo a integração escola-comunidade, proporcionando um ambiente favorável ao estudo e ao ensino.
E a cada reunião os envolvidos foram se soltando e querendo participar mais, dando ideias, sugestões e troca de experiências comparando a escola de antigamente com a escola de hoje que dá abertura apesar de termos a hierarquia, tornando uma escola democrática sem autoritarismo mesmo seguinte leis e Regimento Escolar, não deixando a parte burocrática de lado, houve muito envolvimento e sempre visando e focando o aluno e o bom funcionamento da escola.
O PPP foi escolhido após discussões entre os membros nas reuniões, deixou de forma clara e objetiva que o mesmo deve ser claro e objetivo, podendo sanar as dificuldades e problemas, mas flexível e adequado à situação da escola. Durante o ano, ou seja, semestralmente reunirmos para ver se está dando tudo certo, se precisamos mudar alguma coisa que não venha de encontro com a necessidade de nossos alunos.
É um instrumento eficaz para alcançar o ensino-aprendizagem com qualidade aos nossos alunos. E estimular as atividades de capacitação de equipe pedagógica e o fortalecimento do espaço de formação em serviço do corpo docente e funcionários.
Quanto a minha formação profissional, estou na ativa desde 1987 a 2000 em Escola Estadual e em comum acordo com a Rede Municipal de Ensino. Em 1994 que efetivei como professora. A partir de 2001, fui convidada para assumir o cargo de Diretora de Escola. Aceitei, pois seria uma nova experiência em minha vida. Apesar de ser um novo desafio, seria prazeroso estar dentro da profissão escolhida vivenciando o dia a dia da escola, e vendo os benefícios acontecerem, onde continuo atuante até hoje. Os anos se passaram e fui me adequando de acordo com as mudanças, pois temos que inovar e reciclar perante os acontecimentos.
E hoje me deparo recebendo o convite e fazendo parte do Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Foi e está sendo de grande importância na minha bagagem profissional tanto na parte teórica, com novos conceitos de mudanças necessárias para conseguir um bom ambiente para os alunos e o curso veio ampliar e aperfeiçoar meus conhecimentos na área que atuo, como na prática no cotidiano escolar.
Aspectos positivos: mais discernimento, clareza e envolvimento querendo mudar a escola no coletivo trabalhando junto, com o apoio de todos, tendo a participação mais próxima da comunidade, funcionários, professores unidos para alcançar resultados de qualidade, visando aproximar o ensino-aprendizagem de nossos alunos. Tornando a Escola Democrática.
Aspectos negativos: foi difícil mudar a escola de antigamente para a escola de hoje. Encontrei resistência de algumas partes, pois toda mudança é difícil, mas devagar fui conseguindo reverter essa situação. Muitos pais não conseguiam entender o passo a passo que estávamos dando para conseguir chegar ao objetivo traçado.
Com o desenvolvimento das tarefas durante o curso de Gestão Escolar gradativamente, foi automático a compreensão, cooperação, comprometimento de todos os envolvidos. Conselho Escolar, Equipe Escolar e Comunidade nas decisões das prioridades e necessidades para o melhor funcionamento da escola.
Todas as etapas do Curso foram enriquecedoras em minha vida prática e profissional. Nos fóruns de debates onde podemos vivenciar a realidade dos colegas de curso trocando ideias, experiências e até mesmo dando sugestões e nos encontros presencias onde o envolvimento da equipe foi muito bom; o convívio humano, as trocas de opiniões e sugestões foram de um imenso valor. E não podia deixar de ressaltar fora todo material teórico oferecido pelo curso, os colegas cursistas, as nossas queridas professora Hilda e tutora Maria Irene, com todo seu profissionalismo, dedicação e carinho que muito nos ajudaram a não desistir, estimulando e incentivando a continuar, pois somos capazes de seguir em frente. Já estamos chegando à reta final, já sinto saudades da convivência com todos os envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM VINDOS!

BEM VINDOS!

BEM VINDOS !

BEM VINDOS !