O PAPEL DA INCLUSÃO DIGITAL
NA GESTÃO ESCOLAR
Esse mundo virtual iniciou-se na época das guerras onde buscavam
esconder todas suas informações, e assim não precisando falar para soldados que
poderiam morrer até chegar ao destino ou também não entregar a informação
correta. Assim a precisão de se ter algo mais confiável e rápido também.
A internet foi o meio de comunicação que mais rapidamente evoluiu
nos últimos tempos comparando com televisão, rádio dentre outros. E com essa constante evolução vem as novidades
e necessidades de inovar e recriar sempre, com elas as versões, aplicativos, os
termos, os softwares, os layouts, os
programas e assim por diante, para que os usuários não cansem e não parem no
tempo, pois a velocidade é megabytes.
A relação entre a inclusão digital e o trabalho de gestão e
diálogo com a comunidade escolar é a comunicação constante para informar,
aprender e socializar nesse ambiente virtual e também real.
De acordo com Warschauer (2006, p. 21), “para proporcionar o acesso
significativo as novas tecnologias, o conteúdo, a língua, o letramento, a
educação e as estruturas comunitárias e institucionais devem todos ser levados
em consideração”.
A inclusão digital hoje é uma necessidade para os que buscam
informações rápidas e coerentes. Esse mundo de tecnologia ajuda as pessoas a
orientar e até se expressar de uma forma que não seria tão fácil ao vivo e a
cores.
Para Palacios (2005), e outros que
entendem ser a alfabetização um pré-requisito para o uso das TIC, nos leva a
refletir sobre a necessidade, ou não, de se estar alfabetizado para interagir
nos ambientes digitais. Evidentemente, quanto mais inserido nas dinâmicas
contemporâneas, dentre elas os processos educativos, com mais rapidez os
sujeitos se familiarizam e compreendem os processos digitais.
No entanto, com a convergência de
mídias, é possível que uma pessoa semialfabetizada possa produzir, interagir,
desencadear dinâmicas de produção de conteúdos nas mais diversas linguagens,
inclusive potencializando seus processos de alfabetização, em todas essas
linguagens.
O meu trabalho como gestora é
verificar como os meus alunos estão se desenvolvendo no ambiente escolar e
familiar também, pois o envolvimento com a comunidade escolar é primordial.
Para que os pais possam acompanhar o desenvolvimento de seus
filhos na escola, através dos recursos tecnológicos, podem usar o computador
para ver os trabalhos que são realizados dentro e fora da escola que são
divulgadas no blog da escola desde o ano de 2009. Com o endereço eletrônico http://escolahenriqueernesto.blogspot.com.br/.
Os alunos possuindo um conhecimento
sobre os meios que devem utilizar para usufruir dos meios de comunicação
conseguem auxiliar seus pais ao conectar nas redes, e para Castells, 2005, um
excluído digital tem três grandes formas de ser excluído. Primeiro, não tem
acesso à rede de computadores. Segundo, tem acesso ao sistema de comunicação,
mas com uma capacidade técnica muito baixa. Terceiro, é estar conectado à rede
e não saber qual o acesso usar, qual a informação buscar, como combinar uma
informação com outra e como a utilizar para a vida. Esta é a mais grave porque
amplia, aprofunda a exclusão mais séria de toda a História; é a exclusão da educação
e da cultura porque o mundo digital se incrementa extraordinariamente.
E para que isso não ocorra na nossa
rede de ensino existe uma sala de informática onde todos os alunos
frequentam, com auxílio de uma professora da área, uma vez na semana.
As aulas são ministradas com intuito de incluir todos digitalmente
e também fazer uma ponte entre sala de aula e a sala de informática, deixando
assim as aulas mais dinâmicas e com recursos diferentes. Podendo eles usufruir
dessas aulas em casa, pois os sites são expostos para os alunos.
A comunidade escolar pode acessar e visualizar todas as atividades
realizadas no ano letivo e acompanhar o desenvolvimento de seus filhos. O blog é
divulgado nas aulas de informática, pedindo para que os alunos acessem na
escola e também em casa.
A inclusão digital também
inclui saber manusear a máquina fotográfica que a escola disponibiliza para os
professores registrarem os momentos na hora da realização das atividades.
Repassando as fotos para o computador e selecionando alguma para postar no blog
e também na elaboração de relatórios e projetos.
No contexto atual é de suma importância o conhecimento dos
recursos tecnológicos para explorar o que a atualidade cobra com o avanço das
redes para cativar e manter a atenção dos alunos para uma aprendizagem
diferenciada e interessante.
Observo o trabalho das professoras da escola em que sou gestora,
percebo a união e a pró-atividade de todas são para ter como exemplo. A
diferença de idade entre as professoras é bem significativa e quando é necessária
a utilização dos recursos tecnológicos em suas aulas e também nos eventos
realizados na escola, cada uma se prontifica em ajudar naquilo que é mais fácil
e entende, dentro dos seus conhecimentos.
Portanto, isso faz com que nesse compartilhamento de atitudes cada
uma aprenda e ensine seus conhecimentos com os recursos tecnológicos. Procuro
também sempre incentivar o uso dos recursos tecnológicos para que as
resistências à tecnologia sejam diminuídas ou tendo até mesmo seu fim.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
BONILLA, Maria Helena Silveira. Escola aprendente:
para além da Sociedade da Informação. Rio de Janeiro: Quartet Editora, 2005.
CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet. Reflexões
sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
WARSCHAUER, M. Tecnologia e inclusão digital: a
exclusão digital em
debate. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2006.
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