segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Projeto ensina que preconceito não é legal

Mais uma matéria sobre nossa escola, publicada no jornal O Colinense, com o tema Consciência Negra, conscientizando os alunos que o preconceito não é legal!

Na foto estão os alunos premiados, junto com as professoras, gestora, alunos e o presidente do Rotoract.

Confiram a reportagem no link: http://www.ocolinense.com.br/?acao=Noticia&Area=3773


Projeto ensina que preconceito não é legal
Alunos premiados com a diretora Lúcia, professoras Daolat, Alessandra e o presidente do Rotaract, Bruno Vieira.
A “Consciência Hoje” foi  tema do projeto que o Rotaract Club, grupo de jovens, desenvolveu peloano consecutivo no 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental da EMEF “Henrique Ernesto Paro”, parceira do concurso realizado na primeira semana de novembro e que abrangeu cerca de 80 alunos da Escola.
O tema é trabalhado em sala de aula pelas professoras que apresentam textos, filmes e obras de arte aos alunos que, a partir daí, desenvolveram redações e desenhos.
Os melhores textos são selecionados pelas professoras e os desenhos pelos membros do Rotaract. As autoras dos melhores trabalhos, na categoria redação, foram Raíssa da Silva Barbosa e Giovana da Silva. Os desenhos (foto) premiados são das alunas   Anellena de Oliveira Santos e Natacha de Oliveira de Souza. Como prêmio os vencedores receberam kits de material escolar para o próximo ano.
O Rotaract conta atualmente com 15 integrantes e as reuniões, que acontecem aos sábados, às 19h, na sede do Rotary, são abertas a todos os jovens interessados em participar.
Redaçao 1 - Raissa da Silva Barbosa
No dia 20 de novembro comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra, para o povo brasileiro lembrar que a luta por uma sociedade democrática unida e livre de preconceito, é necessário para o desenvolvimento da nação. Dia 20 de novembro não é somente mais uma data no calendário. É uma data que nos recorda a resistência dos negros à escravidão e ao racismo. Foi nesse dia que Zumbi, líder e guerreiro do Quilombo dos Palmares, foi capturado e morto, onde tornou-se símbolo, não da resistência negra do Brasil, mas pela luta da liberdade humana!
Redação 2 - Giovana da Silva
No dia 20 de novembro muitas pessoas nem se lembram o que se comemora. Essa data é uma das datas mais importante da história, pois comemora-se o "Dia da Consciência Negra", uma data para tentar acabar com o racismo das pessoas contra o negro. Uma pessoa muito importante para este dia é o Zumbi dos Palmares, um guerreiro que lutou contra a escravidão. Hoje muitas crianças estão fazendo a mesma coisa que eu, tentando acabar com as diferenças que as próprias pessoas colocam contra o negro.
20 de novembro não pode ser um dia de tristeza, tem que ser um dia de alegria. Cada pessoa pode fazer a sua parte para acabar com o preconceito.
Hoje até a sociedade está valorizando mais com cotas de estudante, acreditando que um dia o negro vai ser reconhecido por suas qualidades e não se importando apenas com raça. Todos nós somos iguais e temos todos os direitos iguais também.
Redações e desenhos premiados no concurso.

Um comentário:

  1. Parabéns Lúcia Helena! Que lindo esta seu blog, super completo. Amei as postagens!
    Parabéns!
    Lúcia de Oliveira

    ResponderExcluir

BEM VINDOS!

BEM VINDOS!

BEM VINDOS !

BEM VINDOS !